Seta verde CAE

 

A Artrite encefalite caprina ou CAE é uma doença causada por um vírus que afeta caprinos, principalmente nas articulações, pulmões, sistema nervoso e úbere. Nos ovinos existe uma doença chamada Maedi-Visna que é causada pelo mesmo vírus e apresenta sintomas semelhantes aos de CAE. No Brasil a doença já foi encontrada em praticamente todos os estados, inclusive Pernambuco. A CAE traz perdas econômicas principalmente para a produção leiteira. No entanto, pode ser observada uma diferença na forma clínica que acomete as diferentes idades, sendo a forma encefalítica mais freqüente em animais jovens e a forma artrítica, em animais maduros. A doença pode levar de vários meses a anos para se manifestar, devido ao longo período de incubação do vírus. Os animais nesta fase são portadores sem sintomas, que eliminam o vírus e podem contaminar os outros animais

Transmissão: A forma de transmissão mais importante é por via oral. O cabrito se contamina principalmente durante o aleitamento pela ingestão de leite ou colostro de cabras infectadas. Pode ainda ocorrer outras formas de transmissão, através de fezes, urina, saliva e secreções respiratórias. O vírus também pode ser transmitido por contato sangüíneo através de agulhas ou durante a tatuagem ou aplicação de brincos.

Sintomas: A doença pode atingir diversos órgãos, acarretando perda de peso e debilidade até a morte do animal. Em ovinos os sintomas ais comuns são: tosse e dificuldade respiratória após exercício físico. Em animais mais novos pode acontecer à paralisia progressiva dos membros. No entanto nem todo animal apresenta sintomas da doença, por isso é necessário a realização do teste sorológico.

Profilaxia e Prevenção: Não existe vacina para a doença. Nas criações positivas para a doença o recomendado é separar as crias após o nascimento, evitar o contato com secreções e isolá-las dos adultos, substituir o leite, eliminar os infectados, adotar a linha de ordenha, usar material estéril e controlar a monta com reprodutores positivos.