A Educação Sanitária é um forte instrumento para se desenvolver um processo ativo e contínuo onde se deseja promover mudanças de conhecimento, atitudes e comportamento de um determinado segmento ou mesmo de um povo. Para isso é necessário se levar em consideração o nível financeiro, social e cultural de cada comunidade. Esse diagnóstico é essencial para a escolha da melhor atividade educativa a ser realizada.
Técnicos da ADAGRO vêm desenvolvendo trabalhos de Educação Sanitária em todo o Estado junto ao homem do campo, através de palestras, reuniões, treinamentos, entrevistas em meios de comunicação, nos diversos municípios.
Temas como febre aftosa, brucelose, tuberculose, gripe aviária, produção higiênica de produtos de origem animal, agrotóxicos, mosca–das-frutas, cochonilha e tantos outros, seja na agricultura ou na pecuária estão sendo desenvolvidos.
A educação sanitária desde 2004 tem tido um importante papel na divulgação de nossas campanhas. A cultura popular é usada como instrumento de aglutinação, mobilização e comunicação. Esquetes de teatro, circo , dança, música com personagens do folclore nordestino, como Mateus e Catirina, Lampião e Maria Bonita, Virgulino e Corisco, deram força e visibilidade às campanhas contra a Febre Aftosa. Pernambuco atingiu rapidamente um elevado índice de vacinação e a Educação Sanitária muito contribuiu para que o Estado mudasse sua classificação de risco desconhecido para médio risco.
No programa de educação sanitária estão sendo desenvolvidos trabalhos de esclarecimentos para a melhoria da qualidade de nosso leite através, da orientação sobre a Instrução Normativa-51 e da desestimulação da comercialização do leite cru.