Seta verde Notícia

04.06.2015 - 13:40
Adagro promove dia de campo em Petrolina

Iniciado hoje (01), em Petrolina, o Dia de Campo visa colocar em prática o treinamento recebido pelos produtores de manga, entre os dias 20 e 28 de maio. As ações irão acontecer até o dia 15 de junho, sempre nos períodos da tarde, aonde serão realizadas aplicações de agrotóxicos nas áreas em que a mosca-das-frutas mais ataca.

O programa é promovido pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) para tentar minimizar a infestação da praga nos pomares da região. Antes do Dia de Campo houve um conjunto de treinamentos junto aos produtores de manga, nos perímetros Nilo Coelho, área Maria Tereza e Bebedouro, onde a fruta é cultivada. Esses treinamentos procuraram orientar o produtor sobre como combater a mosca-das-frutas, tanto por meio da aplicação de agrotóxicos quanto no uso das armadilhas de monitoramento instaladas.

O programa Dia de Campo faz parte do Plano Estadual de Combate às Moscas-das-Frutas – PEC/MF instituído pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e coordenado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO. A iniciativa visa estabelecer medidas de controle das moscas-das-frutas, baseado no monitoramento populacional da praga em pomares de culturas hospedeiras, de forma integrada e coordenada promovendo a redução dos níveis populacionais da praga em Petrolina.

Para atender ao programa e garantir as exportações da região o Governo de Pernambuco tem investido cerca de R$ 2,9 milhões no controle da praga. Com esse dinheiro foi possível, por exemplo, fazer a instalação de 1052 armadilhas para monitoramento semanal da praga, com abrangência de 10.000 hectares, nos perímetros de Bebedouro, Nilo Coelho e área Maria Tereza.  O recurso destina-se também à aquisição e distribuição de forma gratuita do agrotóxico para pequenos produtores de manga.

O plano estadual conta com a parceria da Embrapa, PlantecAmbiental/Codevasf, Moscamed, Distritos de irritação dos perímetros de Bebedouro e Nilo Coelho, organizações de produtores, dentre outros.

 

Voltar