Seta verde Notícia

28.06.2018 - 15:08
Prazo final para declarar a vacinação contra a febre aftosa termina amanhã

O prazo para vacinar os bovinos e bubalinos contra a febre aftosa terminou no dia 15, mas o prazo final para declarar a vacina contra a febre aftosa termina nesta sexta-feira, 29 de junho, em todo o Estado. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) espera ainda 14 mil produtores de bovinos para fazer a declaração. Quem ainda não declarou precisa procurar o escritório da Adagro onde sua ficha cadastral é movimentada para se regularizar, munido com a nota fiscal da vacina e CPF em mãos. No ato, o agricultor irá realizar a sua atualização cadastral, inclusive com o detalhamento do seu rebanho por sexo e idade.

Aquele agricultor que não procurar a Adagro para fazer a sua declaração ficará sujeito a multa de no mínimo R$ 300,00, fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal - GTA, tem a propriedade interditada e fica impedido de participar das linhas de crédito do governo, como por exemplo a compra do milho na Conab e empréstimos no Banco do Nordeste, pois para receber esses incentivos é necessário que o criador apresente uma declaração da Adagro.  

O Estado já está com 91% de cobertura vacinal, apenas 47 municípios ainda não alcançaram o índice mínimo de 90%. Cerca de 140 mil bovinos ainda precisam ser declarados.

FEBRE AFTOSA

A febre aftosa é uma doença viral altamente infeciosa que acomete os animais que possuem casco fendido. Sua ocorrência representa veto a mercados importantes e, consequentemente, prejuízos econômicos para o setor, por isso a importância de proteger o rebanho da doença por meio da vacinação. A imunização é feita em duas etapas uma em maio e outra em novembro.

 

 

Voltar