Seta verde Notícia

11.09.2019 - 09:25
Governo certifica propriedades livres de brucelose e tuberculose

 

Na última quinta-feira (05/09), o Governador do Estado, Paulo Câmara, juntamente com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Dilson Peixoto e do Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima entregaram dois certificados de estabelecimentos de criação livres de brucelose e tuberculose.

Receberam a certificação a estação experimental do IPA em São bento do Una, que tem como responsável técnico o pesquisador Sebastião Guido e o Sitio Serra do Uruçu em Iati pertencente ao produtor, José Cícero Cavalcante.

 

Os rebanhos dessas propriedades são livres da brucelose e tuberculose, que são enfermidades transmissíveis ao homem. O leite, a carne e produtos derivados dos animais de propriedades certificadas serão saudáveis e com maior valor de mercado. Principalmente o leite para a produção do queijo coalho, onde é utilizado leite cru. O queijo coalho passa a ter valor agregado e será saudável. A certificação contribui para a erradicação da brucelose e tuberculose no Estado de Pernambuco. Um rebanho certificado possui maior valor de mercado.

Para conseguir o certificado basta procurar a Adagro para iniciar o processo de certificação. O processo será conduzido por um médico veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O início do processo de certificação de uma propriedade livre se dá pela realização de exames diagnósticos para brucelose e tuberculose em todos os animais da propriedade, com o sacrifício dos reagentes positivos. Os testes em todo o rebanho são repetidos até se obter dois resultados sem animal reagente positivo, com intervalo de seis a doze meses.
A manutenção da condição livre depende do cumprimento de todas as regras e normas sanitárias estabelecidas.

 

 

 

 

 

Voltar