Seta verde Notícia

31.10.2019 - 10:46
Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa é lançada em Palmares

Hoje, 30 de outubro, foi lançada oficialmente a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa que acontece de 01 a 30 de novembro, nesta fase apenas os bovinos e bubalinos com até dois anos devem ser imunizados, no entanto todos devem ser declarados.

A abertura aconteceu na mata sul para prestigiar o trabalho desenvolvido em parceria pelas prefeituras, secretarias de agricultura e a Adagro, que faz com que a região tenha uma média de 97,3% de animais imunizados. Participaram do evento o prefeito de Palmares, Altair Junior, representando o Cesmape, o secretário de agricultura de escada, Sérgio José, o auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Paulo, o Diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adagro, Fernando Miranda, a Gerente Regional da Adagro Palmares, Heronides Viegas e o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Na ocasião também aconteceu o II Fórum Estadual do Plano Estratégico –PNEFA 2017-2016, onde Pedro Paulo, apresentou o histórico da febre aftosa no Brasil. Em 1975 foi quando os estados do Nordeste começaram campanhas de combate à doença, ele ainda deu dicas de aplicação da vacina e apresentou a situação do país com relação a doença no mundo. Espera-se que em 2021 haja a suspensão da vacinação em vários estados do País, para que possamos alcançar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação.

Estiveram presentes secretários de agricultura de diversos municípios da mata sul, representantes das vigilâncias sanitárias municipais, criadores e funcionários do IPA e do Prorural.