Seta verde Notícia

28.11.2019 - 10:27
Produtor tem até sábado para comprar a vacina contra a febre aftosa

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco lembra a todos os produtores que sábado (30/11) é o último dia para comprar a vacina contra a febre aftosa sem multas, depois dessa data o produtor só pode adquirir a vacina com autorização da Adagro e com pagamento de multa. A imunização contra a doença é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos com até 02 anos de idade.

A segunda etapa da campanha iniciou dia 1º de novembro e segue até o dia 30, com a estimativa de vacinar cerca de 526.792 animais. O rebanho total do Estado é de 1,8 milhões de bovinos. Até o momento 54% do rebanho já foi imunizado. O criador que só tem animais acima de dois anos de idade precisa declarar esse rebanho e as outras espécies existentes na propriedade rural.

O produtor que não declarar o rebanho paga multa de R$ 300,00 por propriedade rural. Já para quem deixar de vacinar é R$ 60,00 por animal, além de ficar impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para levar o animal para feiras, eventos agropecuários, abate e para outras propriedades.

Os criadores podem aproveitar o período de imunização da faixa etária de até 2 anos para vacinar também as bezerras de 3 a 8 meses contra a Brucelose. 

Voltar